Da obesidade para os palcos do fisiculturismo, conheça a fantástica história de Renata Rovai

Da obesidade para os palcos do fisiculturismo, conheça a fantástica história de Renata Rovai

Ela superou diversos obstáculos que a vida e o destino lhe colocaram e hoje serve de inspiração para milhares de mulheres que sonham em ter uma vida saudável e ficar longe do sedentarismo. Estamos falando de Renata Rovai, atleta de fisiculturismo filiada a NPC, que possui uma linda história de superação em sua vida.

Desde muito cedo, a jovem Renata tinha contato com o esporte, onde praticou ginástica olimpica, natação e balé, porém teve que deixar a ginástica devido a sua mãe ficar com medo desta modalidade, por causa de um grave acidente envolvendo uma ginasta naquela época. Esse foi o start que Renata teve em sua vida para conhecer a musculação, pois conheceu este esporte quando treinava natação e naquele mesmo período, ela recebeu o convite do treinador da academia que era fisiculturista para começar a treinar, porém rejeitou naquele momento. “Meu foco era terminar meus estudos naquela época. Quem sabe mais para frente!”, afirmou.

Atualmente, aos 41 anos, casada, mãe de uma menina de 8 anos, Renata mora em São Paulo capital, que também é onde nasceu, e atua como atleta de fisiculturismo e já compete há alguns anos, porém há cerca de nove e dez anos atrás, ela passou por um momento muito complicado em sua vida, pois seu sonho sempre foi ser mãe e ao passar em consulta com alguns médicos foi diagnosticada que ela não poderia engravidar e após esse baque, ela passou a focar no trabalho, estudos e na atividade física.

“Foi um momento muito complicado de minha vida, pois três médicos afirmaram que eram remotas minhas chances de engravidar mesmo por inseminação artificial, mas sempre tive muita fé em Deus e fui seguindo minha.”, disse.

Até que um dia, Renata soube que estava grávida e como era uma gravidez de risco, ela teve que largar trabalho, faculdade e treinos para ter uma vida de repouso total para não ter complicações na maternidade. “Tive que largar tudo e focar 100% na maternidade, que era meu sonho naquele momento”, declarou.

Em 2015, nasceu sua linda filha e com o passar dos anos, Renata foi tendo uma vida sedentária, onde não praticava nenhuma atividade física e uma péssima má-alimentação, mas em 2018, ela percebeu que precisava mudar o rumo de sua vida e refletir sobre isso.

“Eu sempre fui uma pessoa que praticou esporte e nunca fui sedentária, mas devido a fase da maternidade, larguei tudo e ganhei muito peso. Ganhei cerca de 30kg e cheguei a estar com 98kg, com uma altura de 1,57m. Estava no inicio da obesidade”, relatou.

Através de muita dedicação e disciplina nos treinos e alimentação, Renata Rovai conseguiu eliminar esses 30kg que havia engordado e além disso, começou a perceber que seu corpo evoluía cada vez mais, por isso foi despertando a realizar aquele sonho antigo de entrar para o fisiculturismo.

“Foi quando realmente decidi entrar para o fisiculturismo e comecei a me preparar para o meu primeiro campeonato. Estava realmente focada neste objetivo, pois a minha filha já estava mais crescida e eu tinha tempo sobrando para me dedicar ao esporte”, falou Renata, que participou do seu primeiro campeonato em 2019.

Desde aquele ano, Renata vem intensificando cada vez sua preparação e já participou de pelo menos 10 competições no Brasil e no exterior, onde se sagrou campeã na última, que foi o Muscle Contest Nacional, onde terminou com o TOP1 de sua categoria e agora ela está focada em conseguir o ProCard, que dá o direito a competir profissionalmente no esporte. Por isso, ela entrou na equipe do famoso treinador Ricardo Pannain, que treina a multicampeã Francielle Mattos, que é atual bicampeã do Mr. Olympia, o maior campeonato do mundo.

Além da vida de atleta, Renata Rovai também viu a oportunidade de se tornar digital influencer em seu nicho, pois possui uma história, ao se tornar um exemplo de superação.

“Acabei de tornando digital influencer no segmento fitness, onde eu busco incentivar e aconselhar as mulheres que buscam sair do sedentarismo e ter uma vida mais saudável, e mostrar para todos a mudança radical que eu tive no meu corpo e demonstrar que se eu consegui, outras mulheres também podem sem nenhum procedimento cirúrgico, onde consegui somente através dos treinos e alimentação. Também virei estudante de Educação Física para ser consultora online para ajudar as pessoas”, finalizou.

Redação